Com a instituição de normativas que embasariam os serviços em saúde pública, como o Regulamento de Serviços Sanitários e da Previdência Social, além da regulação das Escolas de Enfermagem, o ano de 1923 está marcado, na história brasileira, como um período de profundas transformações para a área.
Foi em meio a essas mudanças que chegaram ao país as primeiras missionárias da Congregação das Irmãs de Notre Dame – instituição que, desde então, estabeleceu uma estreita relação com os serviços sanitários.
Ao longo das décadas, além de dedicarem-se à Pastoral da Saúde, as religiosas atuaram na administração, na farmácia, na enfermagem ou na hotelaria de mais de 20 hospitais.
Atualmente, a Congregação de Nossa Senhora é mantenedora do Centro de Especialidades e Diagnósticos Júlia Billiart, situado em Não-Me-Toque, e do Hospital Notre Dame São Sebastião, localizado em Espumoso.
O Centro de Especialidades e Diagnósticos Júlia Billiart é referência para a região do Alto Jacuí, disponibilizando consultas com especialistas, procedimentos ambulatoriais e serviços de enfermagem, bem como a realização de exames de imagem. Dispõe, ainda, de Laboratório de Análises Clínicas e Clínica de Fisioterapia, realizando atendimentos particulares ou por meio de convênios.