Uma das ações mais importantes para a vida humana, tanto por razões biológicas quanto por questões sociais e culturais, o ato de alimentar-se engloba aspectos que vão desde a produção dos alimentos até a sua transformação em refeições e a disponibilização às pessoas.
O seu aproveitamento pleno, contudo, depende de Educação Alimentar – orientação transmitida por nutricionista sobre como combinar os alimentos, quais devem ser priorizados e quais precisam ser evitados, de modo que os indivíduos estejam aptos a realizar escolhas conscientes, elaborando um cardápio que atenda as suas necessidades.
Esse profissional pode, ainda, através de uma análise de saúde, estabelecer uma dieta específica para que se atinja determinado fim, seja ele estético ou de controle e combate a doenças, como Diabetes e Obesidade.
Tal análise é feita através de atendimento clínico, no qual o nutricionista realiza a Avaliação Antropométrica, a Avaliação Bioquímica, a Avaliação Clínica e a Avaliação Dietética, antes de elaborar um planejamento nutricional, em que é estipulado, além do consumo de alimentos, o tipo de acompanhamento que será realizado.
Ketty Pinto Corazza – CRN:5360
Nutricionista, Especialista em Nutrição Clinica e Materno Infantil
Você precisa estar logado para enviar um comentário