Teste do Pezinho pode diagnosticar precocemente doenças congênitas

Teste do Pezinho pode diagnosticar precocemente doenças congênitas

Pela análise de amostra de sangue capilar do recém-nascido, um grande número de doenças congênitas, como a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, a fibrose cística, a anemia falciforme, a hiperplasia adrenal congênita e a deficiência de biotinidas, pode ser identificado. Conhecido como Teste do Pezinho, pois pode ser realizado a partir de material coletado do calcanhar da criança, o exame deve ser feito entre o terceiro e o trigésimo dia de vida.

É com o intuito de conscientizar acerca da sua importância para que se impeça o desenvolvimento de doenças que, se não tratadas, podem levar à deficiência intelectual, além de causar outros prejuízos à qualidade de vida das crianças, que o Ministério da Saúde instituiu, em 2001, 6 de junho como o Dia Nacional do Teste do Pezinho. 

O Hospital Notre Dame São Sebastião, em parceria com o Laboratório Hermes Pardini, realiza o Teste do Pezinho em oito modalidades, capazes de identificar de quatro a 18 doenças. Cada um dos testes também pode ser solicitado isoladamente ou compondo perfil individualizado.

Você precisa estar logado para enviar um comentário

Saúde Notre Dame