Enfrentamento à pandemia: Hospital chama a atenção para momento crítico

Enfrentamento à pandemia: Hospital chama a atenção para momento crítico

O Hospital Notre Dame São Sebastião vem alertando as autoridades regionais e estaduais acerca de quão crítico é, no que diz respeito à pandemia provocada pelo novo coronavírus, o momento vivenciado atualmente. Entre os dados que levam a administração hospitalar, o seu corpo clínico e os demais responsáveis pelo atendimento e pelo tratamento dos pacientes com sintomas de Covid-19 a adverti-los estão:

– a Unidade de Tratamento Intensivo para infectados pelo vírus atua acima da sua capacidade há mais de 30 dias;
– o aumento na gravidade dos quadros apresentados por pacientes internados com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 demanda um maior volume de materiais, medicamentos, oxigênio medicinal e recursos humanos;
– o consumo de oxigênio duplicou no mês de março e nos primeiros dias de abril, comprometendo a reserva regular e de segurança;
– o maior uso de medicamentos e materiais utilizados em Tratamento Intensivo provoca a sua escassez, reduzido a níveis preocupantes os estoques da instituição.

Mesmo assim, enquanto porta de entrada para o devido atendimento médico-hospitalar a pacientes provenientes não só do Alto da Serra do Botucaraí, mas de todo o Estado do Rio Grande do Sul, o Hospital Notre Dame São Sebastião atendeu e segue atendendo a todos aqueles que precisaram e precisam de internação, prezando pela prática médica humanizada e segura.

Apelo às autoridades:
Diante da criticidade da situação, a Direção do Hospital Notre Dame São Sebastião recorre às autoridades competentes, em busca de:

– apoio imediato para a transferência dos pacientes que estão cadastrados no Sistema de Gestão de Internações do Rio Grande do Sul (Gerint/RS), visando reduzir o consumo de oxigênio a níveis seguros e, dessa forma, garantir o atendimento ideal aos pacientes hospitalizados;
– destinação emergencial de medicações do “kit intubação”, para que a casa de saúde continue atendendo aqueles que não apresentam condições de serem transferidos.

Apelo à comunidade:
A instituição ainda clama aos cidadãos para que sejam rigorosos no seguimento às medidas de prevenção à Covid-19: higienizem correta e frequentemente as mãos, usem adequadamente a máscara de proteção individual e evitem todo tipo de aglomeração.

Compromisso:
O Hospital Notre Dame São Sebastião reafirma o seu compromisso com um atendimento segundo os critérios técnicos pertinentes. Portanto, a sua preocupação e os seus esforços concentram-se na manutenção da assistência segura.

Saúde Notre Dame