O teste sorológico para a detecção de anticorpos para a Covid-19 – também chamado de teste rápido para coronavírus – necessita de cuidados em sua interpretação. Afinal, nem todo paciente produzirá anticorpos suficientes para positivar o teste nos primeiros dias de infecção. Geralmente, a detecção de IgM se dá a partir do 10º dia, podendo acarretar em falso-negativo. Já a detecção de IgG é possível a partir do 15º dia da infecção.
Além disso, nem todo IgM positivo é resultado de uma exposição recente, pois existe a IgM residual, que pode permanecer por vários meses. Sendo assim, há necessidade de confirmação por técnica de PCR, a fim de isolar os que possuem carga viral positiva. Falsos-positivos também podem ocorrer devido à reação cruzada com outras doenças.
Em síntese, o teste rápido para coronavírus detecta a presença de anticorpos, não necessariamente que aquele indivíduo seja um agente disseminador do vírus. O teste que abrange todas as etapas de potencial infeccioso em indivíduos apresentando sintomas ou não é o RT PCR Covid-19.
Foto: Divulgação/Ministério da Saúde
Você precisa estar logado para enviar um comentário