Hospital São Sebastião

Hospital Notre Dame São Sebastião

Com a instituição de normativas que embasariam os serviços em saúde pública, como o Regulamento de Serviços Sanitários e da Previdência Social, além da regulação das Escolas de Enfermagem, o ano de 1923 está marcado, na história brasileira, como um período de profundas transformações para a área.

Foi em meio a essas mudanças que chegaram ao país as primeiras missionárias da Congregação das Irmãs de Notre Dame – instituição que, desde então, estabeleceu uma estreita relação com os serviços sanitários.

Ao longo das décadas, além de dedicarem-se à Pastoral da Saúde, as religiosas atuaram na administração, na farmácia, na enfermagem ou na hotelaria de mais de 20 hospitais.

Atualmente, a entidade é mantenedora do Hospital Notre Dame São Sebastião e d o Centro de Especialidades de Diagnósticos Júlia Billiart.

Localizado em Espumoso, o Hospital presta atendimento médico-hospitalar de baixa e média complexidade à população do município, além de ser referência para pacientes da região do Alto da Serra do Botucaraí – composta por Alto Alegre, Arvorezinha, Barros Cassal, Campos Borges, Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Mormaço, Tapera, Tio Hugo e Tunas, entre outros municípios.

Desse modo, a casa de saúde fundada em 1945 atende a uma população de mais de 115 mil habitantes, que têm à sua disposição 94 leitos hospitalares, seja para internação clínica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica ou de saúde mental integral. Ela dispõe, ainda, de atendimento ambulatorial em 15 especialidades e de serviços de diagnóstico laboratorial e por imagem.

Responsáveis:

Responsável Técnico: Rogério Carlet – CRM 30419
Responsável Clínico: Norton Estevão de Bortoli – CRM 4571