Centro de Especialidades e Diagnósticos Júlia Billiart

Centro de Especialidades e Diagnósticos Júlia Billiart

Com a instituição de normativas que embasariam os serviços em saúde pública, como o Regulamento de Serviços Sanitários e da Previdência Social, além da regulação das Escolas de Enfermagem, o ano de 1923 está marcado, na história brasileira, como um período de profundas transformações para a área.

Foi em meio a essas mudanças que chegaram ao país as primeiras missionárias da Congregação das Irmãs de Notre Dame – instituição que, desde então, estabeleceu uma estreita relação com os serviços sanitários.

Ao longo das décadas, além de dedicarem-se à Pastoral da Saúde, as religiosas atuaram na administração, na farmácia, na enfermagem ou na hotelaria de mais de 20 hospitais.

Atualmente, a entidade é mantenedora do Hospital Notre Dame São Sebastião – localizado em Espumoso e referência em atendimento de baixa e média complexidade para pacientes oriundos de diferentes cidades do Alto da Serra do Botucaraí.

Também no norte do Rio Grande do Sul, as Irmãs de de Notre Dame mantém o Centro de Especialidades de Diagnósticos Júlia Billiart.

Situado em Não-Me-Toque, ele oferece atendimentos clínicos e ambulatoriais em diferentes especialidades, além de tratamento fisioterápico, a toda a comunidade do Alto Jacuí.

O Centro dispõe, ainda, dos serviços de Análises Clínicas e Diagnóstico por Imagem.