Após os 45 anos, homens devem consultar o urologista periodicamente

Médico urologista, Dr. Guilherme Marx

Após os 45 anos, homens devem consultar o urologista periodicamente

A Urologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças do trato urinário. No caso dos indivíduos do sexo masculino, contudo, os órgãos do Sistema Genital se somam à bexiga, à uretra, aos rins e aos ureteres, como atribuição do urologista – profissional que deve ser consultado periodicamente, a partir dos 45 anos.

“O homem não costuma procurar por atendimento de forma preventiva”, constata o urologista e membro do corpo clínico do Hospital Notre Dame São Sebastião, Guilherme Marx. Por isso, o especialista recomenda ao menos duas consultas, antes que elas devam tornar-se rotineiras. “O ideal é que os meninos visitem um especialista ainda na puberdade, a fim de que recebam orientações acerca das transformações ocorridas nessa fase. Uma nova consulta deveria ser feita no início da vida adulta, para que o homem esteja ciente de como zelar pela própria saúde. Após os 45 anos, então, a avaliação médica deve ocorrer regularmente, oportunizando que qualquer disfunção hormonal ou da próstata seja identificada de forma precoce”, orienta. Além disso, o urologista deve ser procurado sempre que forem percebidas alterações no Sistema Urogenital.

Felizmente, conforme percebe o médico, os homens estão mais conscientes acerca das consultas preventivas. “Assim, a gente consegue identificar as doenças antes e tratar de forma mais adequada”, conclui o especialista que atua nos segmentos de uro-oncologia, litíase urinária, endourologia, videocirurgia urológica e andrologia.

Saúde Notre Dame